terça-feira, abril 10, 2012

Coastwatch 2012

Cerca de duas dezenas de pessoas participaram, no passado dia 11 de Março, na campanha “Coastwatch”, organizada pelos Amigos do Cáster, subordinada ao tema “Proteger, Promover, Sensibilizar”.

A atividade teve início pelas 9h30, na Praia do Furadouro e terminou na Praia do Torrão do Lameiro, com um tempo primaveril, a convidar para a caminhada e para o passeio.

O percurso de 5 km foi dividido em áreas de 500 m, em que se procedeu ao registo do tipo de resíduos presentes no areal, bem como o tipo de fauna e flora, e à análise do recuo da linha da costa, monitorizando-se a poluição e a erosão costeira.

A atividade terminou pelas 13h00 na Praia dos Marretas, com o regresso ao Furadouro em transporte dos Amigos do Cáster.

A ação insere-se no âmbito da campanha nacional de Coastwtach, promovida em Portugal pelo GEOTA (Grupo de Estudos e Ordenamento do Território), e coordenada localmente pela Câmara Municipal. Tem como objetivo, para além da recolha de informação e da monitorização da costa, a consciencialização e a educação ambiental, bem como a participação da população na discussão e em ações relacionadas com o litoral e com a preservação ambiental.



sexta-feira, abril 06, 2012

ECO PASSEIO | SERRA DA FREITA

A Associação Amigos do Cáster convida-o para mais um “Eco passeio”, desta vez, ao Geoparque Arouca cujo território abrange a fantástica Serra da Freita. Esta serra «Faz parte do Maciço de Gralheira, juntamente com a Serra da Arada (1057m) e do Arestal (830m), ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000m de altitude.» (…) «A Freita alberga, no seu seio, espécies faunísticas e florísticas raras, algumas mesmo em vias de extinção. O coberto vegetal predominantemente constituído pela urze e pela carqueja, e nas zonas de encosta, por pinheiros, carvalhos, medronheiros e azevinho,» (…) «Ainda é um sítio relevante para a Salamandra-lusitânica Chioglossa lusitanica e o Lagarto-de-água Lacerta shreiberi, espécies endémicas da Península Ibérica.» Como se pode verificar por este documento o potencial é enorme.




Desta maneira a nossa associação propõe um programa que permitirá conhecer e valorizar este ecossistema e a sua geologia.
Durante a manhã, na Serra da Freita, entre o Merujal e o Junqueiro (trecho do PR15, ver pdf), procuraremos no local o avistamento de diversas das suas espécies com auxílio dos fotógrafos de natureza David Guimarães e João Petronilho.
Durante a tarde, deslocaremo-nos a Canelas - Arouca e procuraremos conhecer um pouco melhor a sua geologia e os seus achados, com o apoio do serviço educativo e turístico do Centro de Interpretação Geológico de Canelas – Arouca.
Finalmente faremos um passeio no centro histórico da Cidade de Arouca.



Este “Eco passeio” terá a duração de 1 dia, domingo, 22 de abril e desenrolar-se-á da seguinte forma:

Programa:
08h45 | Encontro no Parque de Estacionamento da Biblioteca Municipal de Ovar
10h15 | Passeio interpretativo de fauna e flora entre o Parque de Campismo do Merujal e o Junqueiro passando por Albergaria da Serra (trecho do Percurso Pedestre de Arouca PR15, ver pdf)
12h30 | Almoço
14h15 | Visita ao Museu do Centro de Interpretação Geológica de Canelas – Arouca
15h45 | Visita ao Centro Histórico da Cidade de Arouca
18h00 | Chegada ao Parque de Estacionamento da Biblioteca Municipal de Ovar



Contactos, para inscrições e dúvidas:
Carlos Ramos – 964 205 415
Duarte Regalado – 967 336 690
Endereço de correio-e amigos.do.caster@portugalmail.pt

Preços:
- Grupos a partir de 4 pessoas e até 15 de abril (Sócio com quotas em dia): 7 Euros;
- Grupos a partir de 4 pessoas até 15 de abril (Outros): 9 Euros;
- Individual até 15 de abril (Sócio com quotas em dia): 9 Euros;
- Individual até 15 de abril (Outros): 10 Euros;
- Inscrições a partir de 15 de abril (Sócio com quotas em dia): 11 Euros;
- Inscrições a partir de 15 de abril (Outros): 13 Euros.


Dados de inscrição:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de telemóvel;
- Endereço de correio-e.

Nota final:
Recomenda-se da utilização de calçado confortável, roupa adequada, protetor solar, água e alimentação (almoço e lanche).
Não sendo obrigatório, aconselhamos a utilização de máquina fotográfica, de binóculos e de guias de fauna.

Fotografias de 2010, por Paulo Fonseca e Duarte Regalado.